Últimas

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Espaço Etnográfico e de Artesanato - Núcleo Museológico Genésio Pontes


O processo social de construção de identidades faz da relação entre vivências e memórias, representações que são espelho da percepção da existência histórica.

O artesanato é o resultado de uma cultura material que através da utilização ou reinvenção de técnicas e saberes tradicionais, expressa vivências e sensibilidades tão diversas quanto o imaginário do seu producto.
É num contexto de paisagem e recursos vários que se vai operar a transformação de materiais e o desenvolvimento de técnicas conducentes à criação e fruição de objectos de grande expressividade, utilidade e beleza, que hoje constituem o património cultural do Concelho de Arraiolos e da sua Freguesia de Igrejinha.

O contacto entre as gentes e os artesãos desta região dá a conhecer peculiaridades etnográficas e produtos artesanais que são fruto de actividades que aliam o homem ao meio. A par de artesãos artífices produtores de objectos do quotidiano encontramos sobretudo a vontade de criar.

O fascínio pelo único, com uma hitória peculiar, envolvendo criadores e cenários de produção, anima a descoberta enriquecedora das ambiências culturais deste Alentejo. O que se apresenta privilegia um discurso sobre o homem e a paisagem, e a cumplicidade entre vivências de outrora, saberes ancestrais, inovação e aproveitamento de recursos existentes num devir quotidiano.

O Espaço Etnográfico e de Artesanato de Igrejinha, pretende desenvolver-se em várias áreas de exposição, das quais três serão destinadas à exibição do acervo doado maioritáriamente pela população, uma outra zona de apoio, a funcionar como sala de reservas, outra, a implementar, como zona multimedia, tudo nas instalações do Centro Social e Recreativo de Cultura e Desporto de Igrejinha.

Sala 1
São apresentados elementos de artesanato e utensílios rurais relativos à actividade de inter-relações do Homem com o Meio, na sua prática diária e no exercício da sua condição Humana. Esta sala é complementada com textos explicativos e fotografias amostra.

Sala 2
Nesta sala, um quarto com mobiliário e decoração alusiva ao ambiente rural, encontra-se exposto algum equipamento e objectos diversos espelhando a memória e a vivência dos habitantes da casa. As peças expostas datam do início do século XX. De referir ainda a existência de algumas fotografias antigas e recentes, em que se procura inserir o que se mostra no ambiente da sua utilização.

Sala 3
Tem expostas algumas peças relacionadas com o trabalho doméstico na cozinha, com alusões visuais à recriação de ambientes laborais com tal relacionados, como forma de dar a conhecer o processo de medeia entre instrumentos e o resultante em relação ao meio de produção, que é tão característico do Ser Alentejano.

Projecto co-financiado: Iniciativa LEADER+; Monte; Trilho
Apoio: Câmara Municipal de Arraiolos; Junta de Freguesia de Igrejinha
Contactos:
c.cultural.igrejinha@clix.pt Telefone: 266 477 120